O Canadá oferece vários programas de imigração para diferentes perfis de imigrantes, como trabalhadores qualificados, empresários, estudantes e refugiados. Recentemente reabriu um outro programa de imigração, suspenso por um tempo, o Atlantic immigration program. Falaremos dele em outro post. Abaixo estão alguns dos principais programas de imigração para o Canadá:
1. Express Entry
O Express Entry é o sistema mais popular para trabalhadores qualificados. Ele é baseado em pontos e é dividido em três categorias:
- Federal Skilled Worker Program (FSWP): Para trabalhadores qualificados com experiência de trabalho em ocupações específicas.
- Federal Skilled Trades Program (FSTP): Para trabalhadores qualificados em profissões técnicas ou de ofício.
- Canadian Experience Class (CEC): Para pessoas que já têm experiência de trabalho no Canadá.
Critérios: Idade, educação, experiência de trabalho, fluência em inglês ou francês, entre outros.
A seleção é feita com base no Sistema de Classificação Abrangente (CRS), onde os candidatos com mais pontos têm maior chance de ser selecionados.
2. Programas Provinciais (PNP – Provincial Nominee Programs)
Cada província e território do Canadá tem seu próprio programa de imigração para atrair trabalhadores qualificados. Se você for nomeado por uma província, pode ser mais fácil obter residência permanente.
- As províncias podem exigir habilidades em áreas específicas que são necessárias localmente.
- Exemplo: Ontário, Quebec, British Columbia, Alberta, etc.
3. Programa de Imigração para Empreendedores e Investidores
Para pessoas que desejam abrir ou investir em um negócio no Canadá. As opções incluem:
- Start-up Visa Program: Para empreendedores que têm um plano de negócios inovador e que podem criar empregos no Canadá.
- Investor Program: Para indivíduos dispostos a investir uma quantia significativa na economia do Canadá (programas de imigração de investidores variam conforme a província).
4. Imigração para Estudantes
Estudantes internacionais podem estudar no Canadá e, posteriormente, solicitar um Post-Graduation Work Permit (PGWP), que permite trabalhar no Canadá após a conclusão do curso. A experiência de trabalho adquirida pode ajudar na solicitação de residência permanente através do Canadian Experience Class.
5. Programa de Imigração para Refugiados
O Canadá tem um sistema de apoio a refugiados para pessoas que estão em risco de perseguição ou violência em seus países de origem. Isso inclui:
- Refugiados no exterior: Aqueles que estão fora do Canadá e buscam refúgio.
- Refugiados no Canadá: Pessoas que já estão no Canadá e desejam solicitar proteção.
6. Programa de Cuidadores
Se você tem experiência como cuidador, o Canadá oferece programas específicos para imigrantes com essa qualificação. Isso inclui os Cuidadores de Crianças e Cuidadores de Pessoas com Necessidades Especiais.
7. Programa de Imigração para Trabalhadores Temporários
Se você já tem uma oferta de trabalho temporária no Canadá, pode ser possível solicitar uma Visa de Trabalho Temporário. Dependendo do tempo de trabalho, você pode ser elegível para programas de residência permanente, como o Canadian Experience Class.
8. Quebec Skilled Worker Program
Quebec tem um sistema próprio para selecionar imigrantes que desejam viver e trabalhar na província. A seleção é baseada em critérios específicos da província, como habilidades em francês, experiência profissional e nível de educação.
Se você estiver interessado em algum desses programas, é essencial verificar os requisitos específicos e os procedimentos de aplicação, já que eles podem variar de acordo com sua situação pessoal e profissional. A EH!VISA pode te auxiliar para alcançar os seus propósitos de imigração. A imigração para o Canadá é assertiva, mas pode ser um processo complexo para quem não tem conhecimento técnico. Então muitos candidatos preferem contar com a ajuda de consultores de imigração ou advogados especializados. A EH!VISA faz esses serviços.
teste comentário